“CONSTRUIR PONTES...DERRUBAR MUROS”.
- franciscanasdeassi
- 21 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

O Pobrezinho de Assis, São Francisco, queria ir a todo o custo entre os muçulmanos: conseguiu isso na terceira tentativa, em 1219, há 800 anos! Cortesia, respeito e diálogo caracterizaram a conversa entre Francisco e o Sultão do Egito Melek Al-Kamel. Francisco com o seu modo de agir, insere uma nova forma de pregar o Evangelho: par a par, sem superioridade, indo ao encontro do outro diferente e dialogar. Nunca ofender criticando sua crença! O Sultão ficou maravilhado com o jeito e a simplicidade de Francisco, o qual lhe anunciou o Evangelho de Jesus Cristo com tal força de persuasão, que o sultão ouviu o Santo com gosto e benevolência e teve por ele grande afeição. Francisco construiu pontes!
No mesmo ano 1219, antes de Francisco, outros frades menores também partiram para o Oriente, Marrocos, querendo converter os muçulmanos e dizendo que Maomé era um engano, filho do diabo. Foram martirizados, pois construíram muros entre eles. São os Protomártires Franciscanos. Valeu a intenção, porém... Não foi o jeito melhor!
Para comemorar os 800 Anos da visita de São Francisco ao Sultão do Egito, nosso querido Papa Francisco quis repetir o belo gesto, e dia 28 de abril deste ano foi encontrar-se com o Xeque Ahmed Al -Tayeb dos Emirados Árabes Unidos.
Essa visita ocorre em um momento de grandes tensões diplomáticas, sociais e religiosas. Porém, foi um encontro cordial, sem constrangimentos e feliz.
Um dos gestos mais extraordinários de paz na história do diálogo entre o Islã e o Cristianismo!
Imitemos Francisco de Assis e Francisco de Roma! Não iremos aos muçulmanos, mas no nosso dia a dia, quantas chances nos surgem para uni
“Construamos pontes ... Derrubemos muros”!
Por: Ir. Iolanda Sotony
Comentários